O Final de Birdman

Antes de começar, só um recado. Se você ainda não assistiu Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) peço, por favor, que clique aqui.

sq_birdman

Pronto, agora que quem não assistiu está por sua conta e risco vamos falar sobre o final deste excelente filme. E eu REALMENTE recomendo a quem não viu ainda que vá assistir antes de ler este post recheado de Spoilers.

sad puppy

pfvr gnt num le sem ants te asistuido nao

Ok, se você não assistiu, conseguiu passar pela barreira do cachorrinho triste E AINDA ASSIM insiste em ler este post eu sinto lhe informar mas você não tem coração!

Certo, então vamos falar sobre o final de Birdman.

PS: Apenas sobre o final pois o filme é ótimo, o roteiro lindo, trabalho de câmera de tirar o fôlego, Michael Keaton espetacular, Edward Norton foda, Emma Stone me liga, o pacote completo.

O filme termina com a Sam (Emma Stone) olhando, através da janela do hospital, o que presume-se ser seu pai Riggan (Michael Keaton) voando como um super-herói (“presume-se” pois o filme nunca mostra exatamente o que ela vê através da janela). Agora, o filme estabelece algumas vezes que estes eventos sobrenaturais são alucinações. Uma hora nos vemos Riggan atirando objetos usando telecinese até seu advogado adentrar o camarim e ficar claro que Riggan estava utilizando suas mãos o tempo todo. Depois vemos o mesmo Riggan voando pelas ruas de New York até chegar ao teatro e ser perseguido por um taxista que afirma não ter recebido o pagamento da corrida, deixando claro que ele chegou até ali utilizando um táxi e todas essas coisas estão apenas em sua cabeça.

Ok, vamos voltar um pouco. Antes desse epílogo no hospital vemos Riggan de uma forma que nem sua ex-esposa está acostumada a vê-lo: Calmo. Estranhamente calmo e logo antes da grande noite de estréia. Ele a revela que havia tentado se matar uma vez ao tentar se afogar. Então se deduz que ele é um suicida sob muita pressão emocional. Depois, ele pega uma arma de verdade ao invés da arma de brinquedo utilizada no teatro, sobe no palco e atira em si mesmo em frente a platéia, gerando aplausos. Eu acredito que ele realmente tentou se matar mas falhou de novo. Ele iria gerar para si mesmo a melhor review de todas. Uma review que duraria por gerações. Iria mostrar a Thabita (crítica que prometeu falar mal da peça) o quão longe ele estava disposto a ir pela sua arte. Provar que ele era capaz de fazer mais do que apenas “desenhos e pornografia” como dito por ela. Iria dar ao público “o sangue e a ação” que Birdman falou que ele deveria dar.

birdman

Minha interpretação é de que ele tenta o suicídio porém devido a uma mão trêmula ou talvez exaustão emocional, erra o tiro e destrói o próprio nariz. Logo, ele acorda uma lenda conforme tinha planejado que viria a ser, porém vivo. Ao ir ao banheiro percebe que Birdman ainda o acompanha. Ele sai do banheiro, vai até a janela, vê pássaros voando lá fora, sobe no parapeito e nós nunca o vemos pular. Vemos apenas Sam entrando no quarto e procurando por ele até finalmente ir até a janela.

Então o que pode-se entender através deste ‘voo’ que Sam vê pela da janela? Seria uma alucinação ou é tudo real? E se é uma alucinação, seria uma alucinação de Riggan ou de Sam? Ou seria apenas um voo metafórico de Riggan projetado pelo diretor Alejandro Iñárritu?

Após terminar o filme fiquei uma boa meia hora pensando sozinho e tentando interpretar o final da melhor maneira. Depois de chegar a uma conclusão era hora e ir ao bom e velho tio Google p/ ler o que o resto do mundo achou desse final. Vou postar o que entendi e duas outras teorias encontradas na internet que mais fazem sentido.

Sam

Sam (Emma Stone) olhando para o nosso futuro juntos.

A primeira interpretação é que Riggan está imaginando o episódio inteiro do hospital. Até mesmo a admiração de sua filha Sam enquanto ele voa para o pôr do sol. Esse é o final feliz de Riggan para si mesmo. Ele nunca pula, apenas continua na cama e se imagina voando e sua filha sorrindo o observando.

A segunda interpretação também diz que Riggan não pulou pela janela, e sim o ato dele voar é uma representação simbólica do diretor do que ele finalmente conseguiu: a afirmação e o amor que ele tanto queria da pessoa mais importante da vida dele. A sua filha. Ela vê seu pai “voar”. O que neste caso significa ser reconhecido pela mídia, também representado pelos seguidores no twitter que ele ganhou (como uma forma de “celebridade moderna”) e Riggan agora está sentindo tudo isso. Ele sente como se estivesse voando e sua filha agora o vê “olhando pra cima” (admirando tudo o que ele alcançou).

A terceira interpretação é a minha conclusão e, depois da pesquisa, descobri que haviam mais pessoas com a mesma visão. Essa interpretação é mais mórbida das três pois nela Riggan pula da janela ao ver Birdman no banheiro e perceber que ele nunca vai conseguir se livrar do seu alter ego. Mesmo após conseguir o sucesso que queria, Birdman nunca vai deixá-lo em paz e, ao sair do banheiro, Riggan diz “Bye bye, and fuck you.” indicando que essa despedida realmente o fez pular.

Quando Sam olha pela janela, ela primeiramente olha para baixo (ao som de sirenes ao fundo). Após olhar para baixo ela finalmente levanta avista o horizonte e sorri. Minha interpretação: Sam entra na sala procurando seu pai, vai até a janela, olha para baixo e vê seu pai morto atirado na calçada com ambulâncias e pessoas ao seu redor. Essa visão terrível serve como um gatilho. Sam tem um colapso nervoso e agora está tendo as mesmas alucinações de seu pai. Então ela alucina que seu pai não está morto e, sim, voando com os pássaros no horizonte. Digo isso pois Sam já mostrava que sinais de instabilidade mental e abuso de drogas estavam presentes nela o tempo todo.

Se alguma dessas interpretações está certa ou errada realmente não faz muita diferença. Pessoalmente, adoro filmes que deixam o final aberto para interpretação pois gosto das discussões e de trocar ideias com quem já assistiu. A beleza nisso tudo é que cada um cria o seu próprio final, dando ao filme sua própria visão e o seu pequeno toque de genialidade.

.

.

E você, o que achou do final? Possui alguma interpretação diferente das postadas aqui? Acha que usar o cachorrinho triste foi golpe baixo? Acha que eu não passo de um macaco com acesso a internet? Deixe seu comentário e ganhe um biscoito.

.

PS:

Que ler mais posts?

Leia aqui o que achei de 50 Tons de Cinza.

E aqui sobre o dia que tomei remédio para cachorro (sim).

Anúncios

20 respostas em “O Final de Birdman

  1. Concordo com a terceira interpretação. Os sinais dados por Sam durante o filme, seja no papel higiênico ou nas brincadeiras de verdade ou desafio, demonstram uma mentalidade que poderia ser abalada a partir de um evento brutal como a morte de um parente próximo, justificando o sorriso no final. E Riggan, que também sofre com abalos emocionais durante sua carreira e vida social, vê que mesmo após o sucesso desejado, Birdman não sairia de seus pensamentos e atitudes, gerando um pânico que acarretaria em se jogar da janela do hospital…
    Bela crítica e belas opiniões!

  2. suicídio, certeza! ele quis ver o estrago que havia feito em seu nariz sem o menor medo de ficar apavorado com sua aparência, afinal ele saiba que daquela vez ele não iria fracassar em seu suicídio. toda a alucinação cessa qdo a filha entra no quarto. e ela acha incrível a atitude dele porque ele realmente teve uma atitude incrível, a de tocar o foda-se para tudo o que pensavam sobre ele. na hora, ela se assusta, mas logo percebe que não tinha um pai careta, afinal ela também era uma suicida, que ficava sentada no parapeito do prédio, possivelmente pensando em se atirar também. profundo este filme!

  3. lucas, acabei de ver o filme, estava empolgado apos a criticar do thiago, do canal meus 2 centavos no youtube, recomendo, ele e otimo…e exato como vc fiquei meio atordoado tentando imaginar o que houve ..corri pro tio google tb…..e me ocorreu que pode ser outra coisa…. ao inves de ele ter sobrevivido ao disparo, ele morreu , tanto que a unica troca de take de filmagem e cortes foi apos esse momento do filme, ou seja, houve uma mudanca brusca neste ponto….. e as cenas apos, ja no hospital, seria ele apenas em espirito , imaginando o que repercutiu seu feito, e se libertando de uma vez por todas se transformando no birdman…. me reforca essa ideia ao ver e rever o nariz como ficou , apos um tiro de pistola..nao teria nariz ali creio eu….e nao inchado apenas….grande abraco e bons filmes…

    • Temos outra teoria aqui. A cena do tiro é o Ato Final. O que encerraria sua carreira meteórica e vamos entender por que meteórica. Logo depois dessa cena, a câmera foca a luz e os takes seguintes que parecem ser aleatórios, mostram imagens de luz, holofotes, a luz do poste, a luz pela janela, o pôr do sol, o luminoso do hotel e a sua própria luz (meteoro). O que essa cena mostra é a personagem principal encontrado a luz e a paz afinal, pois já está realizado. E o que aparece caindo do céu seria o símbolo de Riggan vestido como Birdman, queimando suas asas como um meteoro em ascensão ou melhor, declínio, fazendo uma metáfora paralela a sua carreira, rápida, forte, intensa e auto-destrutita, talvez. O filme termina nesse ponto para quem seguiu ele até ali. Como todos puderam acompanhar, eu entendi que o que esperava ele era apenas aquele final, um suicídio em cena, pois ele já imaginava que sua carreira estaria acabada, o que ele poderia fazer era só se entregar a cena, dar o melhor de si, nada mais importava. Muitas partes do filme, a personagem de Edward Norton diz para ele se entregar e se soltar, até a voz na mente dele dizia que ele era patético. Ele só tinha que mostrar tudo de si naquela cena, ele já estava com muitos problemas mentais. E foi feito. Se o filme tivesse acabado ali, ficaria chato para o público médio e por que não chocante também, pois já esperávamos esse final, principalmente quando ele pega uma arma de verdade.

      Agora o que se vê pós cena do tiro e takes “aleatórios” é o final Hollywoodiano.
      Final família, com metáfora à sua vida, sua filha o vendo voar com os pássaros, alegria e paz.

      Na minha opinião, o final até o tiro é a melhor, pois é chocante e provocante.

  4. Eu fiquei com esse final na minha mente…rs.Acho que ele se mata pulando da janela mesmo.. concordo com a terceira interpretação. E quanto a atriz que interpreta a Sam…Vou te dar mais um ponto para refletir….Se aquela magrela olhuda trabalhasse de touquinha atrás do balcão da padaria do seu bairro vc pediria o telefone dela? Não precisa responder….é só pra reflexão. ..rss

  5. Pingback: As Melhores Estreias de 2015 | Lucas the Lucas

  6. A minha reação foi a mesma… corri para o Google em busca de opinioões… Eu tbm acho q ele realmente se suicidou… Qdo ele retirou o curativo do rosto logo pensei q não seria possível ainda haver um nariz inteiro ali… rsrs

  7. Achei Birdman um filme incrível cheio de sátiras interessantes dialogos ironicos e originais. No final por um momento eu fiquei tentada a imaginar que o Riggan não era desequilibrado ou esquizofrenico e que ele realmente podia voar por isso gosto mais da ideia do voo metafórico em que ele se imagina no lugar em que sempre sonhou estar com a admiraçao da Sam que aliás eu concordo estava impecável nesse filme como o elenco no geral. Mas independente da minha opinião o mais incrível é o filme te dar reflexões o tempo todo e ainda deixar a maior obra prima de genialidade pro final. O filme fica na cabeça mesmo depois de muito tempo voce quase entra na história pra tentar entender do Riggan e de todos os outros.

  8. Fiquei espantado com o final… Foi um mindblow pior (ou melhor?) que “No country for old man”. Depois de muito pensar fiquei com a impressão de que o Vôo era metafórico, até porque o filme todo trata de muitas alegorias emocionais, vide Riggan que era um obssessivo por reconhecimento, ele contraiu a necessidade de admiração alheia para sobreviver e seu alter ego não o deixa esquecer disso. Enquanto isso, Shiner alega ser o oposto, visto que o mesmo enxerga aquilo tudo como seu ganha pão e é extremamente excêntrico em tudo relacionado a arte (e fora dela também). Sam é o incauto aviso da vida de devaneio de Riggan, a ânsia por admiração fez com que Riggan não angariasse isso nem em seu círculo mais próximo, e no decorrer do filme ele acaba prezando por essa admiração que a Sam poderia ter. Pra mim, o final trata se de Riggan abraçando seu alter ego de vez e o vôo seria a alusão a esse momento (já que trata se de um homem pássaro). E o que mais reforça meu pensamento são os detalhes que o Birdman dá quando fala é no último ato quando está no banheiro com Riggan, é como se os dois fossem íntimos pela primeira vez.

  9. de uma forma geral o filme é magnifico. eu penso que no final ao ver o pai la em baixo ela rí pelo fato de estar nervosa com a situação. o pai dela ao pensar no que seria ( suicidio no pauco ) riu. então ela faria o mesmo. a questão do meteoro, a agua vida e toda a alucinação diz. que ele estava perto de seu ato de morte. é como assistir clube da luta e cisne negro ao mesmo tempo. gostei e tive ideia pra mandar um curta metragem. muito bom isso.

  10. Concordo com você acredito que ele tenha se suicidando. E filha olha para o horizonte sorrindo, sabendo que agora seu pai “estar livre”

  11. Acabei de ver o filme e tb quis confirmar o final , q tb achei a 3 interpretação a mais correta, Só achei q a filha olhando pra cima , era apenas um eufemismo do diretor

  12. Vi o filme ontem 27-05-2017 no TN e também corri para o Google hojeT. Também tô concordando com a teoria 3 mas acho que pra descobrirmos mesmo seria melhor escrevermos para o diretor e o roteirista rs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s