Adeus, Cosan! E Obrigado Pelos Peixes.

Hoje um amigo foi tirado de nós. Um amigo, um filho, um irmão. Lucas Raffainer Cousandier, ou apenas “Cosan”, era o rapaz de 19 anos mais feliz que esse mundo já viu! Sempre com um sorriso no rosto e falando bobajadas poucas são as pessoas que podem dizer que já viram ele pra baixo. Mas a tristeza é tamanha que eu preciso transformar ela em alguma coisa, por isso fica aqui a minha pequena homenagem como um amigo que mora longe. Eu sempre fui um admirador de histórias e sempre acreditei que, no final de tudo, são elas que perduram. Então aqui está uma pequena história do quão legal e carismático o Cosan era.

Certo dia às 02h20 da madrugada, simplesmente DO NADA, o menino Cosan me chama no chat do Facebook e me diz isso.

cosan1

cosan2

Totalmente bêbado, ele me manda uma música (um sertanejo) que ouviu na hora e o fez lembrar de mim. Essa era música:

Recomendo que escutem enquanto terminam de ler.

Eu tinha retornado de uma viagem a Bento Gonçalves (onde ele e outros amigos moram) há mais ou menos uma semana. Na letra a música diz:

“Não tá fácil ficar sem você aqui
É tão difícil olhar ao meu lado
Não te ver, te sentir”

Ele, no auge da bebedeira, me manda um hino declarando sua saudade pela minha companhia. Esse é o tipo de pessoa que ele era. Tanta gente bebe e fica agressivo, chato ou fazendo merda. Ele bebia e ficava ainda mais feliz e amoroso. Se essa parte se referia a mim então a próxima se refere a você, meu amigo.

“Uma dor forte no peito
Uma vontade de chorar”

No título eu cito “Adeus, Cosan! E obrigado pelos peixes.” fazendo referência ao Guia do Mochileiro das Galáxias. Os peixes, neste caso, são obviamente metafóricos. Eles representam as risadas, os sorrisos, as conversas, as alegrias e as cervejas divididas. E por isso eu só tenho a te agradecer. Por mostrar para todos que a vida deve ser vivida com muita alegria.

Cosan faleceu hoje (05/02/2016), perto das 12h30, em uma sexta-feira de carnaval. Provavelmente aquele que seria dia mais feliz do ano. Talvez seja uma metáfora. Talvez uma pessoa tão feliz quanto ele só poderia nos deixar em um dia como hoje. Talvez ele esteja se preparando agora para o esquenta do carnaval em algum lugar. Mas enquanto pensamos nestas pequenas dúvidas uma verdade fica: ‘Não vai ser fácil ficar sem você aqui…’

cosan3

Descanse em paz, meu amigo. 

10 respostas em “Adeus, Cosan! E Obrigado Pelos Peixes.

  1. Poxa verdade. Espero que seja feita a justiça. Um ser que era muito amável. Humilde querido sorridente não tem como explicar o melhor dançarino que eu ja conheci. Vá em paz querido 💟

  2. Simplesmente. Arrasado. Perdi um Cliente .um amigo. Que mais de 4 anos só fazia o cabelo loiros de anjo. Comigo! Se tornou um amigo independente. De idade. Porque pra ele todos eram iguais velhos jovens crianças! Descansa em paz .meu lindo Amigo e cliente brigado por tudo!!

  3. Não conheço COSAN mas enquanto ouvia a música e lia o texto senti sua presença delicadamente fluindo com toda delicadeza que só e dado a espíritos que chegam ao outro lado muito tranquilo pois sem saber ja estava sendo preparado para fazer sua passagem. Amigos sejam felizes pois eu também estou FELIZ.

  4. Não o conhecia, mas pelas demonstrações de carinho de tantas pessoas que conheço posso imaginar o quanto este menino era especial.
    A família que perde um filho muita força nesta hora tão difícil.

  5. eiva Andreolla Nunes ..Nós mantemos este amor numa fotografia Nós fizemos estas memórias para nós mesmos Onde nossos olhos nunca fecham Nossos corações nunca estiveram partidos…Para sempre em nossos corações..

  6. Não conhecia este menino mas pelas demonstrações dos amigos percebe-se que eras muito especial.Muito triste pra família,amigos e até pra quem não teve o privilégio de conhece-lo como eu.Força pra família e amigos!Descase em paz menino lindo!

  7. A mãe dele Naira é minha prima, mas nao nos víamos pois cada qual mudou de cidade eu na Bahia ela em Bento Gonçallves, mas nos falávamos por face…quando vi a reportagem não me detive no nome, lamentei mas após reler a mesma vi que aquele nome parecia ser do filho de Naira…fiquei chocada triste, muitas coisas ruins…não durmo direito naquela noite sabendo que dificilmente ele, sobreviveria a um tiro na cabeça…e no dia seguinte a confirmação que meu pai passou que já havia morte cerebral.
    Desde o momento não sai da minha cabeça imaginando a tristeza dessa mãe …do pai…irmão ..e quem tem filho não imagina perdê-lo pq só de imaginar dói..e essa dor deve ser uma dor imensurável …O pior p mim é querer acusá-los de porte de arma, tiros ou algo parecido, até pq pelas demonstrações de carinho isso é algo descabido é absurdo…
    Mas justiça seja feita….e que a família tenha força…

  8. Também não o conhecia , nesta hora não tem palavras que confortam a família é só é somente só o tempo que faz se acostumarem sem a presença do ente querido que partiu Pois esquecer nunca . depois dos primeiros, natal ,primeiro aniversário ,etc todos os primeiros e aí que se aprende a conviver com a saudades .para ser mais fácil e imaginar que ele viajou, e que um dia lá no futuro distante ,ou próximo ? iremos nos encontrar. Nós não entendemos a vontade de Deus !!!!!!

Deixe um comentário

